Primeiro SP Open da história é marcado por sucesso de público e patrocinadores, protagonismo brasileiro e muita emoção - SP Open WTA

06 a 14 de setembro 2025

Primeiro SP Open da história é marcado por sucesso de público e patrocinadores, protagonismo brasileiro e muita emoção

A primeira edição do SP Open já ficou para a história. Além de marcar o retorno de um torneio WTA 250 para São Paulo após 25 anos, o torneio foi um sucesso de público (mais de 33 mil pessoas frequentaram o Parque Villa Lobos nos nove dias de torneio) e de ativação de patrocinadores – além de finais marcadas por emoção das vencedoras. 

As marcas apoiaram o primeiro SP Open da história e deram um show de ativações com stands montados nos mais de 8 mil metros quadrados no Boulevard construído especialmente para a competição. Foram 38 patrocinadores, sendo que ao menos 25 deles ativaram durante os nove dias do torneio.

“Estamos muito felizes com a primeira edição do SP Open. Fizemos mais uma entrega para o público de São Paulo com o padrão da IMM. Criamos um espaço belíssimo onde reunimos atletas de altíssimo nível, um público muito animado, marcas fortes e boa gastronomia. O SP Open já caiu no gosto dos fãs do tênis e de quem procura lazer de qualidade”, destacou Alan Adler, CEO da IMM Esporte e Entretenimento.

“O SP Open causou uma ótima impressão em todos que foram ao Parque Villa Lobos. A ambientação no parque gerou uma forte adesão do público, um feedback muito positivo dos patrocinadores, além de uma grande cobertura da imprensa. A sensação de todos é a de que começamos muito bem a história do Torneio. Queremos criar tradição, servir de inspiração para as jovens tenistas brasileiras. Foi muito bom ver meninas como a Naná e a Victoria podendo jogar uma competição de alto nível em seu próprio país. Acho que, já na primeira edição, o SP Open mostrou que será um ativo do qual a cidade de São Paulo terá muito orgulho”, disse Marcia Casz, diretora do SP Open.

Luiz Carvalho, diretor do SP Open, ressaltou que o SP Open foi realizado em meio ao bom momento do tênis brasileiro. “É o renascimento do tênis feminino no Brasil. Tivemos muitos elogios sobre a estrutura. Seguimos nesta reconstrução dos grandes torneios femininos no Brasil e estamos contando os dias para 2026”.

Brasileiras protagonistas

As tenistas brasileiras foram as protagonistas do SP Open, principalmente no torneio de duplas, em que três das quatro finalistas representaram o país (Luisa Stefani, Laura Pigossi e Ingrid Martins).

Entre simples e duplas, contando qualifying e chave principal, foram 12 tenistas que representaram o Brasil no SP Open (Ana Candiotto, Ana Cruz, Beatriz Haddad Maia, Carolina Meligeni, Ingrid Martins, Laura Pigossi, Luisa Stefani, Luiza Fullana, Nauhany Silva, Pietra Rivoli, Thaisa Pedretti e Victoria Barros). Destaque para as primeiras vitórias de Naná (1ª tenista nascida em 2010 a ganhar uma partida em um torneio deste nível) e Candiotto em um WTA e para Bia, que alcançou as quartas-de-final.

Ao todo, foram 57 jogadoras de 21 países que entraram em pelo menos uma das três quadras do SP Open destinadas para os jogos, além de partidas disputadas e premiação total de US$ 275.094,00.

Emoção nas duplas

A grande final de duplas foi vencida por Luísa Stefani e a húngara Timea Babos. Eles derrotaram Ingrid Martins e Laura Pigossi por 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 10/4)

Na premiação, momentos de muita emoção, que ficarão guardados na história do torneio. “Estou sentindo muita coisa. Vão sair mais lágrimas, mas faz parte. [Laura e Ingrid] São duas das melhores amigas que o tênis me deu. As outras meninas e nós estamos fazendo algo grandioso e nada disso sem nós, organização, patrocinadores, investidores, nossas famílias, amigos. Essa semana é muito mais que um título, é muito grande, um passo gigantesco no caminho do futuro do tênis brasileiro, foi um momento muito especial, estou super feliz de fazer parte dessa história”, disse Luisa Stefani, aos prantos, pouco antes de receber o troféu ao lado de Timea Babos.

Com uma trajetória meteórica durante a competição, a francesa Tiantsoa Rajaonah se sagrou a grande campeã do torneio de simples do SP Open, ao derrotar Janice Tjen, da Indonésia, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4). Foi o primeiro título de WTA conquistado pela jogadora de apenas 19 anos, que saiu na posição 214 do ranking mundial e subiu para o 131º. posto após o torneio.

Homenagens a quem fez a história do tênis no Brasil

O SP Open foi repleto de homenagens a alguns dos grandes nomes do tênis feminino brasileiro. A começar por Maria Esther Bueno, que tem 19 títulos de Grand Slam (entre simples e duplas). A Quadra Central ganhou o seu nome e uma estátua em sua homenagem foi exposta no meio do complexo do torneio.

O SP Open também homenageou as jogadoras brasileiras que foram top 100 do ranking da WTA. Niege Dias, Teliana Pereira, Patrícia Medrado, Dadá Vieira, Gisele Miró, Vanessa Menga e Paula Gonçalves foram ovacionadas pelo público ao entrarem na Quadra Central Maria Esther Bueno, e se emocionaram com o reconhecimento do público.

A Quadra Central também foi palco da nomeação de dois novos integrantes para o Hall da Fama do Tênis Brasileiro. Alcides Procópio e Sofia de Abreu foram anunciados por Luiz Mattar, ex-tenista e curador do Hall da Fama.

Famosos prestigiaram SP Open

Vários famosos prestigiaram o SP Open durante os nove dias de realização do evento. No esporte, a lista contou com medalhistas olímpicos do vôlei (José Roberto Guimarães, Gabi Guimarães e Bruninho), do judô (Beatriz Souza) e da ginástica artística (Júlia Soares) – além de craques do futebol como o lateral Wendell, do São Paulo e o atacante Guilherme, do Santos.

A escritora Djamila Ribeiro, a atriz Mariana Ximenes e a influenciadora Fabiana Justus foram outros nomes importantes que passaram pela área VIP do evento. 

Troféu inspirado no Marco Zero de São Paulo

O troféu oficial do SP Open foi uma escultura inédita criada por Ara Vartanian, um dos nomes mais relevantes da joalheria contemporânea. Inspirado no Marco Zero de São Paulo, o troféu partiu de uma referência geográfica e simbólica. Vista de cima, a peça de 53 cm de largura por 53 cm de comprimento e 25 cm de altura pesou cerca de 10 kg e reproduziu, de forma autoral, o desenho da rosa dos ventos no chão do Marco Zero, localizado em frente à Praça da Sé.

Legado para o Parque

Sete quadras de tênis do Parque Villa Lobos foram reformadas e serão entregues após o SP Open para uso gratuito de quem frequentar o local após a desmontagem do complexo – um legado deixado pela organização do torneio para o cidadão paulistano.

Confira alguns números e curiosidades do SP Open

– Público: 33.000

– Quadras: 07

– Empregos gerados: 3.500

– Capacidade da quadra central: 2.500

– Projeto social parceiro: Bola Dentro

– Tamanho Boulevard: 8 mil m2

 Total de jogadoras: 57

 Países: 21

 Partidas disputadas: Simples: 43 (31 chave principal, 12 qualify). Duplas: 14. Total: 57

 Premiação: US$ 275.094,00

– Membros da WTA: 12

– Árbitros: 46 (Juízes de linha: 38, Juízes de cadeira: 6, Oficiais: 2)

– Jornalistas credenciados: 174

– Países alcançados com a transmissão: cerca de 170

 Horas de transmissão no Brasil: 89h11min

– Boleiros: 36 + 1 coordenador + 1 auxiliar

– Equipe de quadra: 6 quadristas

– Bolas: 1440 tubos de bola

– Toalhas: 1400 toalhas

Mais informações sobre o evento

Sobre o SP Open

O SP Open é um torneio do circuito WTA 250 – uma das principais categorias do tênis feminino mundial – que está de volta a São Paulo após um hiato de 25 anos.

O torneio foi disputado entre os dias 6 e 14 de setembro, em um complexo montado no Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste de São Paulo.

O São Paulo Open de Tênis é mais um grande ativo que a IMM, principal empresa do País nos segmentos de esporte e entretenimento, trouxe para a cidade de São Paulo. A IMM é a realizadora também do festival gastronômico “Taste of São Paulo”, da São Paulo Fashion Week e das turnês do Cirque du Soleil.

O SP Open contou com o patrocínio máster de Claro e Heineken 0.0, além de ALLOS, Shopping VillaLobos e BRB. Também apoiam o evento marcas como Prudential, Atvos, B3, Seara Gourmet, Ademicon, Tegra Incorporadora, Revo, Engie, Oncoclínicas, Faixa Azul, Farmacêutica EMS, World Wine, Zetaflex, BlueFit Academia, Melitta, Liquidz, Grey Goose, Águas Prata, Trousseau e Giovanna Baby. As marcas esportivas oficiais são Slyce e ASICS, com Wilson como fornecedora de bolas e a Lider fornece o mobiliário para o Ace Club. O evento é incentivado pelo Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, e conta com apoio da Prefeitura de São Paulo, via SPTuris

  • Realização: IMM
  • Promoção: ICT