Histórico - SP Open WTA

12 a 20 de setembro de 2026

Histórico

A WTA está de volta a São Paulo!

Após 25 anos da última edição de um torneio de elite na capital paulista, o Brasil comemora a entrada do SP Open no calendário oficial da WTA — uma conquista importante para o tênis feminino nacional.

Na história, o Brasil já recebeu grandes torneios de alto nível ao longo da Era Aberta da WTA, com campeãs à altura. O Brasil Open foi disputado pela primeira vez em 1977, justamente em São Paulo, e teve como primeira vencedora uma lenda: Billie Jean King, símbolo da luta por premiação igualitária no tênis. Outras campeãs históricas do torneio, que também passou por Rio de Janeiro, Guarujá, Curitiba e Costa do Sauípe, incluem Monica Seles (9 títulos de Grand Slam), Niege Dias (uma das maiores tenistas do Brasil) e a russa Anastasia Myskina, campeã de Roland Garros 2004 e vencedora da última edição feminina do Brasil Open, em 2002.

O retorno dos torneios de alto nível ao país veio 11 anos depois, em 2013, com o Brasil Tennis Cup em Florianópolis. Por lá, passaram nomes como Garbiñe Muguruza, Naomi Osaka e Venus Williams, além de Teliana Pereira, que levantou o troféu em casa, em 2015. No ano seguinte, o Rio Open — maior torneio de tênis do Brasil — também recebeu três edições da chave feminina, com títulos para a japonesa Kurumi Nara e as italianas Sara Errani (ex-nº 5 do mundo em simples, ex-nº 1 em duplas e campeã de cinco Grand Slams) e Francesca Schiavone (campeã de Roland Garros 2010).

Esses dois torneios marcaram a última presença do país no calendário de elite da WTA até 2016. Agora, o SP Open devolve o Brasil aos holofotes e recoloca São Paulo no mapa do tênis feminino mundial. De 6 a 14 de setembro, o Parque Villa-Lobos será palco de nove dias de partidas em alto nível, reunindo estrelas consolidadas do circuito e a nova geração que já encanta o mundo.