Zarazua surpreende Bia e chega à semifinal do SP Open - SP Open WTA

06 a 14 de setembro 2025

Zarazua surpreende Bia e chega à semifinal do SP Open

A mexicana Renata Zarazua surpreendeu a brasileira Beatriz Haddad Maia e se garantiu na semifinal do SP Open nesta sexta-feira, repetindo o melhor resultado da carreira em um torneio WTA 250.

No terceiro duelo entre Bia e Zarazua, a mexicana pela primeira vez conseguiu fechar a partida por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(5) e 6/3, em 2h13. Nas semifinais, a atual número 84 do ranking vai enfrentar a francesa Tiantsoa Rakotomanga Rajaonah.

Zarazua teve ótima recuperação depois de a tenista cabeça de chave 1 do torneio quebrar seu serviço e abrir 3/0 no primeiro set. Voltou a sofrer uma quebra no 4/3 e evitou a perda do set para levar a disputa ao tie-break, quando venceu por vantagem mínima.

Já na segunda parcial, Zarazua conseguiu se manter sem ter seu serviço quebrado nenhuma vez e venceu todos os games mais prolongados para fechar a partida.

“Foi muito difícil. Acho que foi um dos jogos mais complicados para mim este ano, principalmente porque sei que ela é uma jogadora muito boa. Obviamente, o estádio estava bem barulhento em alguns momentos. Mas eu sempre digo que, quando jogo no México e a torcida está comigo, às vezes eu fico nervosa. Então, aqui tentei usar isso a meu favor, ficar mais tranquila, e no final acabei jogando muito bem. Não sei bem por quê, mas consegui jogar muito bem”, disse Zarazua.

“Eu adoro o Brasil. Sei que é difícil jogar contra uma jogadora da casa, que o público naturalmente vai apoiar, mas eu gosto muito do país, da cidade, dos torneios aqui. Sempre que posso, venho jogar, tenho muitos amigos aqui. Gosto muito mesmo”, completou a mexicana.

Já Bia Haddad Maia lamentou a derrota, mas ressaltou a importância desta semana de SP Open para o tênis feminino brasileiro.

“Agora é tentar tirar o lado positivo da semana. O SP Open está trazendo muita coisa boa para o tênis feminino brasileiro. Claro que estou triste com a derrota — queria muito estar na briga pelo título — mas precisamos lembrar que esta semana representa um passo importante para o tênis feminino brasileiro. Não é só sobre a Bia ou sobre uma derrota individual, mas sobre um movimento maior”, disse a tenista número 1 do Brasil.

A última vez que Zarazua esteve em uma semifinal de WTA 250 foi em Acapulco, em 2020, quando também eliminou durante a campanha a cabeça de chave 1, a americana Sloane Stephens. A mexicana vem embalada por uma boa campanha no US Open, onde derrotou a americana Madison Keys, número 6 do mundo.